No contexto da luta contra a resistência antimicrobiana (RAM), a nova legislação sobre medicamentos veterinários entrou em vigor na sexta-feira passada, 28 de janeiro.

Adotada há três anos, esta nova legislação entrou em vigor no dia 28 de janeiro. É um item fundamental para alcançar os objetivos estabelecidos no Plano de Ação Europeu “One Health” e na estratégia “Farm to Fork”, contra a resistência aos antimicrobianos.

A nova legislação reforça o papel de liderança da UE no cenário mundial da ação contra a RAM. Dentro da estratégia “Farm to Fork”, a UE estabeleceu uma meta ambiciosa: reduzir para metade as vendas globais de antimicrobianos na UE para pecuária e aquicultura até 2030. Com o plano de ação “One Health” , a UE quer abordar esse potencial, considerando a saúde humana, animal e vegetal como um todo. As novas regras serão fundamentais para alcançar este objetivo, pois irá garantir que os animais sejam tratados com antimicrobianos apenas quando estritamente necessário. Além disso, a nova legislação proibirá o uso de medicamentos na ração como preventivo e limitará sua prescrição, fortalecendo significativamente o combate à resistência antimicrobiana.

Fonte: 333